01/09/2008

"Trabalhadêra"

"Trabalhadêra" é uma mulher trabalhadora para quem não está habituado à maneira que se fala por estas bandas.... Os meus amigos lisboetas já dizem que o sotaque alentejano já é mais um dialecto do que outra coisa, e de certa forma começo a concordar com eles.
Certo, certo é que agora tenho estado a trabalhar na fábrica do tomate, a única que ainda vai dando emprego ao pessoal destas bandas. O que tem sido uma experiência deveras interessante em vários aspectos.
Desde a linda farda laranja que nos faz parecer os presos de Guantanamo, a touca maravilhosamente branca, o cheiro intenso a tomate quente e molho de tomate, ao nome de certos postos como "El Dorado" e "Vazio".
O nome "Vazio" tem exigido grande esforço intelectual da minha parte, para entender porque é que um sítio cheio de latas doradinhas e máquinas, onde elas são colocadas para chegar até à máquina que as enche de tomate, se chama "Vazio"... Mas efim, o sítio onde estou dizem que é a "Cravadêra" e não cravadeira, por isso se calhar "Vazio" nem é mau de todo, embora seja muiiiitoooo estranho. Vá se lá entender esta gente =P

1 comentário:

Rute Carla disse...

Esses nomes são sugestivos... Bom trabalho! Beijoca grandita